Fitas de Finalistas
- Mariana dos Santos
- 30 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
Aproxima-se o início de maio e, juntamente com ele, o início da melhor e mais aguardada semana de todos os universitários - a Semana Académica / Queima das Fitas.
Esta semana serve para celebrar a passagem dos caloiros e dos finalistas para o início e fim de uma das melhores fases das suas vidas, respetivamente. Com isto, também vem a grande responsabilidade (e honra, claro) de escrever as famosas "fitas de finalistas". Estas fitas são dadas por cada finalista a quem desejam e que depois são colocadas numa pasta que será abençoada.
Estando agora a escrever as fitas que me foram entregues, tenho-me apercebido que muitas pessoas têm alguma dificuldade em "saber o que fazer". Desta forma, deixo aqui algumas dicas do que poderão escrever e enfeitar!

Normalmente, estas fitas são nos entregues por pessoas que nos são próximas e com as quais partilhámos experiências e momentos que gostaríamos de guardar e recordar um dia mais tarde. Assim, deve-se escrever algo que recorde esses momentos, que felicite o finalista pela etapa que está prestes a terminar e desejar sorte para o que ainda irá passar.
Contudo, há sempre algumas fitas que achamos que "não conhecemos bem as pessoas" e que não temos intimidade suficiente. Neste caso, a tarefa torna-se um pouco mais difícil e apenas felicita-se e deseja-se sorte para o futuro.
Procurando na internet, podemos encontrar muitos textos padrão, mas nada melhor que um texto pessoal e criativo.
Para além de escrever, também se pode desenhar, colar adereços e estampar fotografias.Tem que se ter em atenção a cor/tipo de caneta com que se escreve porque nem todas as fitas têm o mesmo tecido e cor de fundo.
O que escrever na fita é um assunto delicado e pessoal entre o finalista e a pessoa que está a escrever a fita. Assim, não poderei ajudar mais do que dizer que o truque, pelo menos para mim é:
"O que é que eu quero que a pessoa se lembre quando ler esta fita daqui a uns anos?"
Desde os bons momentos que partilhámos, das recordações que quero que se mantenham, das piadas que fazíamos juntos e das qualidades que a pessoa tem que deve manter para ter uma vida próspera e feliz.
Para dar um toque pessoal, enfeitar a fita também é uma excelente ideia. Como gosto de pintar e desenhar, peguei nuns pincéis e numa caixa de guaches e decorei a fita com símbolos que representassem momentos/amizades para relembrar. Quem não tiver jeito, nem paciência, pode sempre recorrer a pessoas que fazem estas pinturas sob um pequeno valor monetário (no final mando a página de uma menina que acho 5 estrelas!). Estampagem e autocolantes também são outras possibilidades!
"Um momento com este é algo que deve ser partilhado. Obrigada por me teres escolhido para tal.
É uma honra poder escrever esta fita para ti e gostaria de te dizer umas palavras.
Esta etapa que concluis é uma das melhores da tua vida, por isso espero que tenhas aproveitado ao máximo e que te recordes de todos os momentos: os bons para que te rias sempre e os maus para que te lembres dos erros que não podes voltar a cometer.
Obrigada por ter feito parte destes (dos bons e dos maus) e desejo, acima de tudo, o melhor para o teu futuro!
Que o resto da tua vida seja 1000 vezes melhor do que aquilo que foi até agora.
Estarei aqui para ti, apenas a uma chamada de distância!
BOA SORTE E BEIJINHOS
(Mariana)"
Espero que tenha sido útil e que a partir de agora já não achem que seja uma tarefa difícil escrever e partilhar este momento com quem mais gosta de vocês! Beijinhos.
Encomenda para pintura de "Fitinhas da Sara":
Comments